quarta-feira, 13 de abril de 2011

Uma figura muito especial!...

Cheguei cedo na faculdade de psicologia pra fazer uma prova e ja fui encontrando aquela louraça linda, uma colega que conhecí recentemente. Você vê as pessoas e não imagina que elas possam trazer consigo uma história de vida bacana, ou sofrida, uma personalidade descolada ou conturbada, ou tudo junto. rsrs...
Nós começamos a falar de nossas vidas enquanto o professor não chegava. Achei pra lá de interessante a revelação de que ela é evangélica , filha de uma mãe-de-santo e as duas se dão muuuuuito bem. que bárrrbaro!!!  A moça ja teve vivência com a religião da mãe, mas hoje  ela tem uma outra escolha nos caminhos da fé. Achei super engraçado  alguns relatos dela que nos proporcionaram boas risadas.  Por exemplo : quando a a mãe chega pra ela e comenta: " não falei pra você que  Exú revelaria nas cartas o problema de dona fulaninha?" Eu te disse  que era batata"!!!... ao que a filha responde:  "aff... mãe, me poupe, eu ja não tô mais nessa "vibe" rsrs.... a mãe dela continua... " Filha, eu pensei em passar  farofa de dendê no cachorro que tá doente, mas sabe, prefiro que você faça uma oração nele, é mais prático "kkkkkk....  tem tambem aquela que a filha chega na casa da mãe e vai beliscando tudo, mas antes , cautelosamente pergunta:  " e esse chocolate aqui? é sacrificado? posso pegar um?rsrsrs.... ela me contou que ja faz algum tempo que está sem sexo,por questões ideológicas e relatou tambem isso pra mãe dela, mas a mãe a incentiva dizendo : " você tem que usar isso, porque um dia a minhoca vai comer" . Ao que a filha lhe respode rindo: " a idéia é essa"... mas por enquanto não dá!...ops, não dou... e as duas caem na gargalhada.... rsrsrrs ...ela costuma dizer outra máxima legal, tipo : "vou lavar seu copinho de vidência"... rsrs... Mais uma gíria do pessoal candomblecista. (fascinante esse mundo cultural !) outro dia ela cometeu mais uma de suas deliciosas gafes quando uma irmã da igreja  evangélica lhe disse que  teve um pesadelo horrível na noite passada, e ela sem pensar respondeu pra amiga: "Nossa,  que chato: melhor você aceder uma vela pra Nossa senhora do Desterro!.." a amiga  cai na gargalhada achando que ela estava blefando e ela aproveita e entra no clima , pois havia se esquecido que era evangélica.  Eu tambem passei por isso e me lembro muito bem do preconceito que enfrentei em mim mesmo quando fui evangélico. Opa, você não entendeu. O preconceito era meu. Isso mesmo, pois minha mãe tinha uma casa que vendia artigos religiosos de candomblé e Umbanda.   Eu orava incessantemente por ela para que ela mudasse de opção e se tornasse evangélica como eu e meu irmão do meio. Cheguei a convidar minha mãe pra assistir uma peça que seria encenada na igreja e  eu fazia o papel de um pastor evangélico que dicutia com uma mãe de santo que vendía acaragé na praia. O detalhe é que eu havia pegado emprestado as estátuas dos "santos" da casa comercial da minha mãe pra colocar como ambientação da peça. No final fui bem aplaudido, mas levei uma tristeza no coração, pois não poderia expor minha mãe daquele jeito, pois ela era a representação da outra religião em que o texto da peça acusava como sendo "errada". Minha mãe saiu sem graça com um riso forçado, mas sei que estava passada!... que surpresa dasagradável foi para ela! Já pedí mil vezes que ela me perdoasse por isso.   Depois de muito tempo ela se tornou evangélica tambem, abandonou tudo e ao meu ver ela só cometeu um erro grave: quebrou as estátuas de todos os santos em frente a casa comercial. Saiu de um pólo pra outro. Eu não a recrimino de nada, não tenho esse poder, nem quero. Mas acredito que mesmo em meio as nossas mudanças de paradígmas, podemos simplesmente partir sem olhar pra tras e seguir em frente, sem precisar mexer em mais nada. Hoje eu pratico Budismo e ela continua evangélica. Comungamos de muito amor, muito carinho e cumplicidade e eu mostro pra ela que Deus , em sua infinita grandeza nos deu a possibilidade do amor em nossas diversas diferenças e escolhas.  É assim que vejo hoje em dia o belo e grande exemplo dado pela colega que com tanta graciosidade me revela o grande mor que tem por sua mãe a quem ela não economiza palavras de carinho, respeito, aféto e admiração. O amor está acima das religiões, das diferenças sexuais, dos credos. Quem enteder isso mais rapidamente é um grande sortudo e só tem a ganhar. Ame muito.  O amor é tudo  e Deus é amor!.... Deus é o amor!...

4 comentários:

  1. Faz um conto Sobre "A Nossa Banca". Lindo Hitória de gente de verdade!

    ResponderExcluir
  2. Jeffinho, excelente ! Sua historia me conduziu irremediavelmente as nossas velhas discussões sobre o assunto, a tal da intolerância. Quem comunga das suas ultimas palavras sobre o Amor, com certeza é mais feliz, portanto tem melhores condições de fazer o bem a seu proximo !
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Belas histórias tú tem contado através desse blog meu amigo. Convivemos um pouquinho, mas tenho um imenso carinho por tí e por tua família. Em especial pela tua mãe. Que Deus continue iluminando tua mente para que continue escrevendo tão belos textos.

    ResponderExcluir
  4. Oi meu lindo, seu texto me rendeu boas risadas, minha mãe a cada dia se torna mais sua fã, saudades de tú. bjss mil

    ResponderExcluir