domingo, 10 de abril de 2011

Defendendo Michel Jackson

Depois que eu  terminei o meu trabalho de caricaturas ao vivo no shoppíng Santa Cruz, peguei uma vãn em direção  a Centra do Brasill. Aquele apertucho de sempre rsr.. Um rapaz de uns 17 ou 18 anos , era o trocador e o clima da vãn até que era amistoso.  Ele estava sentado num banquinho ao meu lado quando eu oferecí-lhe a outra parte do meu fone de ouvido pra que ele escutasse a canção no mp3. Era O Michael Jackson que estava cantando. Por acaso a música' Black or white' .  Ele me devolveu o aparelho imediatamente e eu perguntei o que houve. Ele respondeu que não gostava daquele cara e que foi bem feito ele ter morrido.  Respirei fundo e perguntei o porquê.  Então esse jovem que tambem é negro , me disse que se sentia ofendido pelo fato do Michael ter mudado de cor, de ter molestado crianças e tambem pelo fato de ser gay.  Naquela hora eu me ví com uma missão, não , não era só uma missão: era uma batata quente!...rsr.. um acaragé com pimenta.... rsr... Chamei naquela hora por todos os santos de minha terra e adjascências e  comecei dizendo pro moço que todas as pessoas tem um motivo, uma razão de ser para serem ou fazerem tudo o que fazerm, inclusive ele mesmo. Lembrei a ele que a mulher que estava pra ser apedrejada só não foi porque os apedrejadores foram lembrados por Jesus que eles tambem tinham pecado. E o apedrejamento continua naquelas bandas, tanto para héteros adúlteros quanto para gays. Ontem mesmo ví uma cena na internet de dois garotos de  13 e 14 anos que foram enforcados em praça pública pela acusação de terem sido apanhados em ato de homossexulidade. Esses meninos estavam descobrindo o prazer através de seus corpos ou mesmo sentimentos,( quem vai  saber?)... e" em nome de Deus, ou de Alah", eles perderam suas vidas.  Naquele momento comecei a falar para o trocador da vãn que  O Michael era obrigado pelo pai a dançar, a treinar exaustivamente, apanhava muito, não teve infância, foi abusado sexualmente pelo próprio pai  e os irmãos tambem foram vítimas.. Contei tambem sobre a história do râmister chamado Ben que era o amiguinho predileto do Michael. Isso mesmo, um ratinho de estimação que era a alegria dele. Mas o pai do Michael achou que o mais novo amiguinho de seu filho estava dispersando ele para seus ensaios obrigatórios e esmagou o bichinho. Então, em meio a tanto sofrimento ele escreveu a canção chamada 'Ben' , que foi um enorme sucesso e é até hoje, onde ele fala com grande emoção que jamais haverá um amigo como aquele.
 Dono de uma voz privilegiada e de um carisma incontestável, ele ainda assim era humano e falho. Teve vitiligo, procurou se tratar e homogenizou a pele. mesmo que ele tivesse a intenção de mudar de cor, qual a diferença que faz nisso quando a maioria das pessoas mudam tambem de aparência seja atraves de um acessório, ou de uma plástica?. Acredito que mesmo que alguém não goste de sua própria cor isso não faz dela um monstro , exceto se distratar aos seus próximos. Sim, digamos que não é bem normal ou comum, nem mesmo politicamente correto, mas isso geralmente agride mais quem está de fóra do que a própria pessoa.  Ao menos, pessoas como ele , mesmo em meio aos seus distúrbios , pôde manter a autenticidade sobre tudo o que gostaria de ter feito até onde seu livre arbítrio permitia. Depois que contei ao moço sobre a 'sindrome de Peter Pan', que o Michael não se sentia adulto, etc  então pela primeira vez eu ví uma reação que me deixou surpreso: O rapaz da van me perguntou se eu tinha alí  a música BEN ,do Michael. Prontamente eu a localizei e passei o fone pra ele , e ele atentamente ouviu a canção com outros ouvidos, dessa vez limpos do preconceito.   As vezes julgamos tanto o nosso próximo que está em evidência , que muitas vezes não nos apercebemos de que estamos faltando com o amor, e de que estamos lançando as pedras da imcompreensão e de nossa ignorância, pois não podemos ter certeza de tudo, mas mesmo assim não cabe a nós sermos os juízes e senhores da verdade absoluta. Como diz minha sábia mãe: "cada um sabe onde o sapato aperta".... rsrs...

Um comentário:

  1. Você já parou pra pensar se uma tal de Dayse também estivesse dentro dessa Van?????...rss
    Pois é...como estigmatizam uma pessoa a tal ponto????Ainda bem que aos trancos e barrancos ele fez valer o que acreditava.Michael só não fez aquilo que ele realmente não quis.Sua forma irreverente de ser com certeza incomodou muita gente e incomoda até hoje.Seu legado se perpetuará e isso ninguém poderá negar...Ele será uma eterna lenda e uma lenda nunca morre.É com saudade que lembro de suas canções que com certeza marcaram situações especiais da minha infância,adolescência e idade adulta.Você foi o máximo!!!!Eu teria feito a mesma coisa.

    Beijinho

    ResponderExcluir