terça-feira, 29 de março de 2011

A morena brejeira da flor branca no cabelo

Eu estava desenhando num ponto turístico ,aguardando que aparecesse um cliente a qualquer momento. Estive observando algumas pessoas , a fila para a subida para verem o Cristo Redentor, algumas mulheres conversavam e sorriam. Elas tinham  na faixa de 45 a 55 anos . Uma delas me chamou a atenção e então sem que ela percebesse eu comecei a desenhar um retrato do rosto dela em colorido. e quando estava quase pronto eu mostrei de longe. Ela não esboçou um rosto feliz e fez um sinal de negativo com o dedo. Eu então prontamente me dirigí até ela e me apresentei a todas. Eu disse que era um presente e ela retrucou dizendo que depois que eu concluísse o desenho iria cobrar um valor. Eu respondi imediatamente assim:
-Que tipo de índole a senhora imagina que eu tenha? Eu não sou como as últimas pessoas a quem a senhora conheceu. Ainda existe bondade neste mundo e não devemos endurecer nossos corações, pois se dar alguma coisa de coração para alguem é uma lição de humildade, receber tambem é. Quando lhe ví no meio dessa multidão com seus brincos de pedras vermelhas, o vestido branco estampado e a flor branca no cabelo,imediatamente lhe percebí como alguem alegre, cheia de vida, de uma boa energia , alguem que merece um agrado . (as amigas se entreolharam e concordaram com a descrição repentina)' Então ela me olhou firme e resolveu aceitar o presente. Eu a levei até minha banca para terminarmos o desenho e ficou lindo. No final, ela estava muito emocionada, nós rimos muito, nos divertimos muito e assim mesmo ela quis deixar uma contribuição pela arte,e me pediu que eu não recusasse, fez isso discretamente, dizendo que a pintura continuava sendo um presente,pois aquele momento feliz foi para ela muito mais do que ela podia imaginar . Às vezes precisamos lutar para que a felicidade impére. Não se trata de usar a força em demasia, mas de ser incisivo quando percebemos que um conceito errôneo da realidade poderia colocar tudo a perder. Viver é mesmo muito bom e precisamos tirar proveito sempre que a felicidade for uma possibilidade e as vezes temos mesmo que nos mobilizar um pouco para que ela aconteça e que seja dividida e multiplicada entre todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário